MANJERICÃO

Nome científico: Ocimum Basilicum

 Composição: cálcio e vitaminas A e B2

 Utilização: pode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas novas, pois elas perdem o aroma depois de secas.

 Conservação: para o manjericão fresco, o ideal é picar as folhas e guardar em um vidro fechado, com azeite. Para a versão seca, deve ser colocado em um recipiente fechado e protegido da luminosidade e umidade.

 Indicações: além do sabor especial que a erva garante aos pratos em que é acrescentada, também é aplicada terapeuticamente como, por exemplo, em infusões para gargarejos contra dores de garganta; em bochechos para cicatrizar aftas; em tosses, resfriados ou crises de bronquite e como sedativo suave, que ajuda a combater dores de cabeça, enxaqueca e gastrite.

O manjericão é uma erva medicinal com uma série de benefícios.

É curioso que existe uma tradição religiosa hindu a qual consideram a planta sagrada e a veneram pela manhã e também à noite.

Outra curiosidade é que o manjericão foi considerado um símbolo de amor, ódio e fertilidade.

As folhas do manjericão  servem como tônico para os nervos e também para memória é excelente para quem tem problemas de bronquite também. Suas folhas fortalecem o estomago.

O suco de suas folhas serve para reduzir a febre, o chá do manjericão pode ser oferecido a crianças a cada duas horas misturado  com açúcar.

O manjericão pode ser usado como xarope expectorante para tosses e bronquites, e mascar as folhas ajuda para acabar coma gripe.

No caso de problemas de garganta pode usá-lo como gargarejo e também tomá-lo como chás.

Alem dessas propriedades o manjericão é bom para quem tem problemas de colesterol.

E no caso de insuficiência renal deve-se tomar o sumo das folhas com mel durante 6 meses que ajuda expulsar as pedras.

Mesmo pessoas saudáveis devem mastigar o manjericão para evitar o estresse

O manjericão e a culinária

Todos nos conhecemos os benefícios do manjericão na culinária.

Você pode congelar o manjericão para conservá-lo na geladeira caso você não tenha uma planta fresca para fazer aquele molho pesto, ou mesmo molho de tomate. Neste caso não deve passar de 4 meses para utilizá-lo.

E no caso de você utilizar a erva seca, ai compre em pequenas quantidades e consuma rapidamente.

Leia também

Beneficios do chá verde

Alecrim

 

 

About these ads

16 comentários sobre “MANJERICÃO

  1. uma planta rica, com um aroma excepcional de gosto e de cura tammbems pelos seus poderes medicinais onde possui uma gama de cura para muitas doenças, éuma plantinha que se alastra so receber palavras de carinhos e sinceridade(simpatia_), usando-a na pizza somente em cima da mussarela deretida pelo calor do forno, alem do seu delicioso aroma ainda proprociona um requintado sabor na pizza uma plnate excelente e que se deve usar tambem em todos os molhos de tomates.

    • …suco com manjericão, hortelã, limão, mel, mais um termogênico, marapuana, guaraná em pó, tudo proporcional ……revigorante, tonificante, etc..etc..etc…

  2. Pingback: Os números de 2010 | Mundo Estrela

  3. Very efficiently written information. It will likely be priceless to anyone who usess it, including myself. Sustain the nice work – for positive i will take a look at extra posts.

  4. Na verdade, esta milagrosa planta (manjericão) é de fazer inveja. Tenho dois pés em minha casa e são tratadas com todo carinho, com adubo e outras coisas mais. Obrigado a Deus por ela existir.

  5. Acabei de fazer frango ao molho de açafrão, temperado com manjericão e alecrim Colhidos fresquinhos na minha horta) e ficou delicioso.

  6. bom precisei fazer um trabalho cientifico sobre o manjericão e isso ajudo bastante !!

    Adorei a Planta Estou cuidando de uma e ta ficando linda :D obg!!!

  7. bom ja amava o manjericão, fazia minha macarronada com ele,agora aprendendo os benefícios vou amar mais ainda, não vai faltar manjericão na minha casa!!!

  8. Lá em casa o manjericão é mto especial usamos até na torrada, em saladas, massas….frango…..sucos….adoramos!!!!!É cheroso demais!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s