SIGNIFICADO DO NATAL

SIGNIFICADO DO NATAL

 

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo atualmente uma das festas católicas mais importantes.

 A origem da história do natal começa em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como fato de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.

 Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi  sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo. Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus.

A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma  outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Papai Noel ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.

Apenas após a cristianização do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo.

 Conta a Bíblia que um anjo, ao visitar Maria, disse que ela daria a luz ao filho de Deus e que seu nome seria Jesus.

 Quando Maria estava prestes a ter o bebê, o casal viajou de Nazaré, onde viviam, para Belém a fim de realizar um alistamento solicitado pelo imperador, chegando à cidade na noite de Natal.

 Como não encontraram nenhum lugar com vagas para passar a noite, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu; sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura (objeto usado para alimentar os animais).

Pastores que estavam com seus rebanhos próximos ao local foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos:

 Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam rei da luz (melichior), o branco (gathaspa) e senhor dos tesouros (bithisarea).

Eles viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino.

 No ritual da antigüidade, (ouro era o presente para um rei) incenso, (para um religioso) e mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente representava a mortalidade).

 Voltando depois para seus reinos e espalhando a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

 A maior parte dos historiadores afirma que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 d.C..

 A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados.

Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte.

 Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.

A verdadeira essência do natal é festejar o nascimento daquele que deu sua vida por nos, JESUS CRISTO.

 

 

 

 

3 respostas em “SIGNIFICADO DO NATAL

  1. I carry on listening to the news bulletin talk about getting boundless online grant applications so I have been looking around for the best site to get one. Could you advise me please, where could i get some?

  2. I just wanted to jot down a quick remark to be able to say thanks to you for all the unique ideas you are posting here. My incredibly long internet search has now been compensated with reliable ideas to exchange with my companions. I ‘d suppose that many of us site visitors actually are quite lucky to dwell in a useful site with many brilliant individuals with good methods. I feel somewhat happy to have used the weblog and look forward to really more fun times reading here. Thanks a lot once again for everything.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s