BOLO DO BEXIGA_ANIVERSÁRIO DE SP

O bolo mais famoso de São Paulo, que já rendeu reportagens até em jornais e televisões da Europa, foi idealizado em 1985 por Armando Puglisi, mais conhecido como Armandinho do Bixiga. Com a idéia em prática, em sua primeira edição o bolo atingiu 1800 metros. Desde então, vem sendo realizado todo ano e já entrou para o Guiness Book como maior bolo de aniversário do mundo.

Mas de onde surgiu essa idéia tão diferente? Armandinho explicou, em seu livro de memórias: " É uma vergonha São Paulo, a quarta maior cidade do mundo, cidade que tanta gente diz que ama, fazer aniversário e só ter aquela festa de abaixa bandeira, sobe bandeira no Pátio do Colégio. Foi por isso que achei que devia fazer o bolo ". Hoje, Armandinho já não está mais conosco, mas a tradição iniciada ganhou tanta força que, se antes o bolo era montado apenas pela comunidade, hoje já conta até com um centro tecnológico especializado no setor alimentício para a confecção do bolo.

 

Um pouco mais sobre o Armandinho

Armandinho do Bixiga criou também o Museu Memória do Bixiga, que reúne a história do bairro. Foi ainda presidente da escola de samba Vai-Vai, um dos fundadores do também tradicional bloco carnavalesco Esfarrapado, ajudou a dar nova dinâmica à festa de N.S. Achiropita e – ufa! – conduziu inúmeras outras iniciativas comunitárias que promoveram o bairro do Bixiga inclusive no Exterior.

 

E o bolo não pára de crescer

O bolo tomou forma e vem sendo realizado todo ano, no dia 25 de janeiro (aniversário da cidade), com uma única interrupção, em 1997, quando por dificuldades financeiras o bairro não pôde realizar o gostoso parabéns. Mas graças à iniciativa de outro importante amigo do bairro, o querido Walter Taverna, a festa foi retomada e a tradição, hoje, recebe apoio de grandes patrocinadores.

A idéia de Armandinho era a de fazer o bolo com 1 metro para cada ano de idade de São Paulo. Neste ano, por exemplo, a comemoração dos 450 anos da cidade proporcionará a confecção de 450 metros de bolo, com três novos sabores e um novo recorde mundial de presente.

A montagem do bolo começa sempre por volta das 5 horas da manhã, terminando em torno das 11 horas, instantes antes do canto do “Parabéns a você”. Após a celebração, o bolo é cortado e distribuído à população. Um processo que tradicionalmente não leva mais do que 20 segundos.

Não esqueçam, dia 25/01/2009 está chegando!!!!!!! (não esqueçam que serão 454 aninhos!!!)

Quem quiser saber mais va no site http://www.bolodobixiga.com.br/2008/index.html

 

2 respostas em “BOLO DO BEXIGA_ANIVERSÁRIO DE SP

  1. Muito legal, então teremos um bolo com 454 metros, é só aparecer levando sacola e encher.Por aqui no CEU Butantã vamos ter atividades culturais gratuitas o dia todo também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s