CAVALINHA (PLANTA)

Cavalinha é uma planta antiga com mais de 300 milhões de anos, assim comparativamente, uma das formas de vida vegetais mais antigas do mundo.

As cavalinhas são plantas vasculares perfazendo cerca de 16 espécies

É conhecida também  como milho-de-cobra,rabo de cavalo, rabo de cavalo e erva canudo.

O nome cavalinha é dado, indistintamente, a todas as espécies da família Equisetaceae.

Seu caule é fistuloso, erecto e grosso, sulcado, áspero, verde escuro, rígido, bainha cilíndrica, ramos densamente verticilados e inflorescência em espiga  apiculada.

Constituintes químicos principais: ácido silícico, ácido galico, resinas, sais de potássio e tiaminases, isoquercitina, luteolina, campferol, saponinas e alcalóides.

Indicações: Usada para problemas renais e obesidade. É também hemostática.

Partes usadas: Hastes e folhas.

Preparo e dosagem:

. Infusão- 1 xícara (cafezinho) da planta em 1 litro d’água. Tomar 3 a 4 xícaras (chá) ao dia (problemas renais). Para obesidade, tomar e copo de jejum e dois copos meia hora antes do almoço e jantar.

Outros usos: A cavalinha tem propriedades adstringentes, auxilia no tratamento de gonorréia e diarréia, infecções de rins e bexiga estimula a consolidação de fraturas ósseas e agem sobre as fibras elásticas das artérias. Atua em casos de inflamação e inchaço da próstata e acelera o metabolismo cutâneo estimula a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas,sendo indicada ainda para hemorragias e câimbras, úlceras gástricas e anemias. É usada também como hidratante profundo e ajuda evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e cabelos, no tratamento de celulite e também da acne.

Com fins ornamentais é utilizada na composição da flora de lagos decorativos, e em áreas brejosas.

Toxicologia: Em excesso pode provocar carência de vitamina B1 (tiamina), em razão de tiaminazes. Não se recomenda o uso de inflorescências.

A cavalinha pode ser considerada tóxica ao gado vacum, devido à grande quantidade de silício presente em seus tecidos, o que pode causar diarréias com presença de sangue, abortos e fraqueza nos animais. Já os animais monogástricos não são  afetados.

 Óleo para prevenir estrias

Coloca-se um ramo ou caule da cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. Deixa-se macerar por 30 dias e passa-se na pele, sempre após o banho.

 Infusão para limpeza de pele

 Coloca-se um pouco da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeja-se água fervendo. Abafa-se e deixa-se descansar por  10 minutos. Depois de fria, usa-se a infusão para limpar a pele utilizando-se um chumaço de algodão.

 Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas

Faça-se um chá com caules e folhas da cavalinha, deixe-se esfriar e use-se a quando da secagem dos cabelos.

Para fortalecer as unhas, faça-se um chá mais concentrado, deixe-se amornar e mantenham-se as unhas imersas por cerca de 15 minutos.

Leia Também

Máscara de argila

 

4 respostas em “CAVALINHA (PLANTA)

  1. ACHEI ESTE BLOC IMTERESSANTISSIMO DADO AO SEU CONTEUDO NO HISTORICO DA PLANTA CAVALINHA, A PESSOA QUE ESTA FAZENDO ESTE BLOG NOS DA UMA DEMINSTRAÇÃO DE QUE REALMENTE ENTENDE DO QUE FAZ, E QUE A MESMA PESSOAL PODE SER UMA OTIMA ORIENTADORA NOS ASSUNTOS DE ESTETICAS E DE OUTRAS ESTETICAS.

  2. My wife and i have been really thankful when Edward could carry out his analysis by way of the precious recommendations he had through the blog. It’s not at all simplistic just to happen to be offering guidelines the others have been trying to sell. And now we realize we’ve got the website owner to appreciate because of that. The illustrations you have made, the simple site navigation, the friendships you make it easier to instill – it’s got most overwhelming, and it is making our son and our family imagine that that topic is entertaining, which is certainly very serious. Thank you for all the pieces!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s