ALERGIAS-COMO EVITAR?

Um belo dia eu acordei com umas pintinhas no rosto, pareciam  acnes vermelhas, sem pústulas, porém não eram acnes, no primeiro dia não me incomodei. no outro dia elas insistiam a aparecer, em maior quantidade sugerindo que eu deveria procurar ajuda.

 

Bem como vocês já devem estar pensando devia ser uma alergia, mas como? se eu nunca fui alergica?

 

Simples, já ouviram aquele ditado? agua mole pedra dura …

 

Pois bem, demorei pra entender que eu sou uma pessoa sensível e que preciso mesmo evitar um monte de coisas que antes eu não evitava.

 

Algumas pessoas são mais sensíveis que as outras, e coisas inofensivas como uma maquiagem ou um esmalte, podem desencadear reações sérias em algumas pessoas.

 

Eu tenho alergia a algumas maquiagens, por isso procuro sempre as de maior qualidade,cremes hidratantes, e o que mais me chateia é ser alérgica a esmalte de unhas, porém encontrei um maravilhoso que não me deu nenhuma reação, depois falo qual foi.

 

Mas como acontece a alergia?

 

A Alergia é uma hipersensibilidade do sistema imunológico a determinadas substâncias estranhas ao nosso organismo.

 

Essas substâncias podem ser componentes da poeira doméstica, como ácaros e resíduos de insetos, grãos de polém, fungos, alimentos, latex, picadas de insetos e ate alguns remédios.

 

Eu já tive uma reação alergica muito feia em uma viagem ao exterior por causa de uma picada de um inseto local, sofri muito até descobrir a causa.

 

Quando o sistema imunologico esta trabalhando normalmente, ele evita as doenças ao atacar elementos invasores como bactérias virus e parasitas.

 

Em pessoas alérgicas, contudo, o sistema imunológico confunde substâncias inofensivas, como pólens e poeira, com substâncias nocivas.

 

Alguns sintomas que podem estar associados às condições alérgicas: crises de espirros; nariz entupido; coriza; tosse; coceira e lacrimejar dos olhos; coceira na garganta e no nariz; gotejamento pós-nasal; coceira na pele e erupções cutâneas; urticárias; edema (inchaço) nos lábios ou nas pálpebras (angioedema); dor abdominal e diarréia, principalmente na infância.

 

A sensibilização alérgica também pode provocar sintomas como: conjuntivite (olhos vermelhos, lacrimejamento), faringites, sinusites e otites, linhas escuras sob os olhos, cólicas no estômago, ansiedade ou falta de ar em reações anafiláticas.

 

Se você suspeita que os seus sintomas são provocados por alguma alergia, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um médico especializado no diagnóstico e no tratamen to de doenças alérgicas (alergista) ou com um médico especialista na área do corpo onde está ocorrendo os sintomas (otorrinolaringologista, dermatologista ou um pneumologista).

 

Quando o especialista descobrir a causa do problema, os sintomas poderão ser prevenidos ou controlados com o tratamento, melhorando bastante a qualidade de vida da pessoa alérgica.

 

Quanto a conselhos práticos no que diz respeito à prevenção das alergias,  eu costumo

manter minha casa bem limpa, evito vassouras, prefiro aspirador de pó, mantenho as

janelas abertas e ventilando sempre.

 

As roupas guardadas eu dou uma lavada antes de usar e deixo no sol para sair o cheiro de mofo.

.

Costumo pasar panos úmidos na casa com produtos de limpeza que eu já estou acostumada, nada de produtos com cheiros muito fortes, não faz bem a ninguem.

 

Outra coisa interessante é fazer um diário alimentar e de tudo que usamos, produtos de higiene, limpeza, maquiagem, roupas, até mesmo uma flor diferente que temos contato.

 

Já ouvi dizer também que o fator psicológico também pode desencadear alergias.

 

 Se você também tem alergias, procure a causa, e trate, e procure opções  pois as vezes somos alergicos a algum produto e outro similar não nos causa nada.

Leia também

Enxaquecas e a alimentação

Validade dos cosméticos

5 respostas em “ALERGIAS-COMO EVITAR?

  1. interessante este trabalho de iminulogia e venho lendo por varias vezes este trabalho desta senhora a qual apreecio sua atividade e seu desapego a si para mostrar aos outros seres o que se pode fazer em caso de alguma enfermidade. muito bom trabalhoparabensroberto nassar

  2. este artigo sobre alergias achei interesante e pretendia dara dterminadas pessoas que tem este tipo de problemas, mas infelismente não consegui imprimir o texto em virtude deque prograba deste blog não permite a impressaõ pois ao solicitar a impressora ela emite uma agina negra numa folha branca

  3. I wish to show my admiration for your kind-heartedness supporting individuals who require help on this one area. Your personal commitment to getting the solution all around has been extremely valuable and have really encouraged people just like me to arrive at their targets. This interesting publication entails a lot a person like me and even further to my mates. Thanks a lot; from each one of us.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s