CUIDADO COM AS BACTÉRIAS

Cuidado com as bactérias

 

Se você costuma frequentar salão de beleza fique a tenta a higiene do local.

Produtos descartáveis é a melhor opção uma vez que em um salão passa todo tipo de pessoas.

Outra coisa interessante seria ter o próprio Kit para unhas, alicate, lixa de unha, lixa de pés palitos, enfim todo cuidado é pouco quando se trata da saúde.

As bactérias estão por toda parte, porém não conseguimos enxergá-las.

Bactérias são organismos  compostos por uma única célula. Elas estão entre os menores seres vivos e podem viver isoladas ou formar colônias.

Algumas são úteis ao homem, como as usadas na produção de laticínios e na indústria farmacêutica, mas em contrapartida, há muitas outras nocivas a saúde.

O modo de infecção inclui o contato direto com o ar, a comida a água ou os objetos contaminados. Possivelmente são ainda as criaturas mais abundantes do planeta, sendo encontradas em praticamente todos os lugares inclusive nos salões de beleza.

Pequeninos e Perigosos

O fato de não enxergarmos as bactérias não significa que sejam inofensivas. Pelo contrário, seu papel como agente infeccioso é bem conhecido. Tétano, pneumonia cólera tuberculose são exemplo de doenças causadas por esses seres, que tem alto poder de reprodução e se proliferam rapidamente.

Todos os ambientes e materiais de salão podem conter microorganismos: patogênicos (passíveis de causar doenças) ou não. Por isso mesmo, as bactérias não são as únicas a serem temidas dentro de um estabelecimento de beleza. “Deve-se estar atento também a presença de ácaros, fungos e vírus, que podem se tão ou mais perigosos que as bactérias” alerta Greyce Lousana, presidente da sociedade Brasiléia de profissionais em pesquisa clinica (SBPPC)  e membro da equipe Invitare pesquisa clinica. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, 1/3 dos casos de hepatite C são constatados  em salões de cabeleireiros, de tatuagem  de manicure e clinicas de estética. “Isto se deve à esterilização inadequada dos instrumentos utilizados”

Tipos de doenças

Segundo Conceição Accenturi, Infectologista da equipe Invitare, os microorganismos facilmente encontrados em salões de beleza são aqueles que correspondem a flora natural da pele, dos cabelos e das unhas. “Eles podem causar onicomicoses, paroniquias e viroses” diz a médica. O diretor presidente do instituto Brasileiro de auditoria em vigilância sanitária (imbravisa), Rui de Andrade Dammenahain, explica que as doenças possíveis de serem contraídas nos salões vão desde micoses e dermatites até infecções graves causadas por vírus.

Entre essas enfermidades estão as hepatites do tipo B E C e a Aids “Lixas de unha e bacias causam mais frequentemente micoses, enquanto os alicates de cutícula podem transmitir hepatite e HIV. Comenta.

Fonte: revista cabelo e cia

 

 

Leia também

Cidados com os suplementos alimentares

Tenha uma pele perfeita

 

 

4 respostas em “CUIDADO COM AS BACTÉRIAS

  1. I together with my friends happened to be studying the best tips and hints located on your web page and at once I got a terrible suspicion I never expressed respect to the blog owner for those techniques. Most of the guys happened to be glad to see them and have in effect actually been taking advantage of them. Appreciation for being really considerate and also for going for varieties of very good tips most people are really wanting to know about. My honest regret for not saying thanks to you earlier.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s