VITÓRIA RÉGIA

VITÓRIA RÉGIA

Estava fazendo uma noite muito quente. O luar era tão claro, que se enxergava quase como se fosse de dia. Perto da lagoa havia uma importante tribo de índios, que hoje não existe mais.  Entre os índios, havia um velho chefe, muito procurado pelas crianças, que gostavam de ouvir suas histórias.

Como a noite estava quente e o luar muito lindo, o velho cacique havia-se sentado bem perto da lagoa, para descansar e gozar daquela beleza. Logo que as crianças descobriram que ele estava ali, foram sentar-se perto dele. Pediram que lhes contasse uma história. O cacique, porém, estava tão distraído, admirando a vitória-régia, que nem percebera a chegada das crianças.  Custou para que ele saísse daquela contemplação. Por fim, sorriu para elas.

– O que o senhor estava vendo com tanta atenção? – perguntou uma.

– Aquela estrela! Aquela bonita estrela, respondeu o cacique, apontando para a vitória-régia.

As crianças ficaram admiradas e trocaram um olhar significativo. A vitória-régia era uma estrela?  Pobre cacique!

Ele percebeu o espanto das crianças e lhes disse:

– Não tenham medo! Não fiquei doido, não. Não acreditam que a vitória-régia seja uma estrela?  Então ouçam:

Faz muitos e muitos anos. Nem sei quantos. Em nossa tribo, vivia uma índia, muito moça e muito bonita, a quem haviam contado que a lua era um guerreiro forte e poderoso. A moça apaixonou-se por esse guerreiro e não quis casar-se com nenhum dos índios da tribo. Não fazia outra coisa sendo esperar que a lua surgisse. Aí, então, punha os olhos no céu e não via mais nada. Só o poderoso guerreiro. Muitas vezes, ela saía correndo pela floresta, os braços erguidos, procurando agarrar a lua.

Todos da tribo tinham pena da índia, pena de vê-la dominada por um sonho tão louco.

E o tempo foi passando… Contudo, o sonho não deixava a pobre moça em paz. Queria ir para o céu. Queria transformar-se numa estrela, numa estrela tão bonita, que fosse admirada pela lua.  Mas a lua continuava distante e indiferente, desprezando o desejo da moça.

Quando não havia luar, a jovem permanecia aborrecida em sua oca, sem falar com ninguém.  Eram inúteis os esforços dos amigos e parentes para que ela ficasse com as outras moças.  Continuava recolhida, silenciosa, até a lua aparecer novamente.

Uma noite em que o luar estava mais bonito do que nunca, transformando em prata a paisagem da floresta, a moça repetiu sua tentativa. Chegando à beira da lagoa, viu a lua refletida no meio das águas tranqüilas e acreditou que ela havia descido do céu para se banhar ali. Finalmente, ia conhecer o famoso e poderoso guerreiro.

Sem hesitar, a moça atirou-se às águas profundas e nadou em direção à imagem da lua. Quando percebeu que havia sido ilusão, tentou voltar, mas as forças lhe faltaram e morreu afogada.

A lua, que era como eu disse um guerreiro forte e poderoso, uma espécie de deus, viu o que havia acontecido e ficou compadecida. Sentiu remorso por não ter transformado a formosa índia em uma estrela do céu. Agora era tarde. A moça ia pertencer, para sempre, às águas profundas da lagoa. Porém, já que não era possível torná-la uma estrela do céu, como ela tanto desejara, podia transformá-la numa estrela das águas. Uma flor que seria a rainha das flores aquáticas.

E, assim, a formosa índia foi transformada na vitória-régia. À noite, essa maravilhosa flor se abre, permitindo que a lua a ilumine e revele sua impressionante beleza.

  ( Lenda da vitória-régia)

Créditos da Foto-MIRIAM CARDOSO DESOUZA

Leia também

A Lua e as plantas

As ervas medicinais e a magia

 

 

4 respostas em “VITÓRIA RÉGIA

  1. eu conheci no Amazonas a vitoria regia e me vi enternecio contemplando a planta com tamanha candura nos garapes que temno amazonas e so perdia em beleza pelas suas florestas e matas sem fim.Na verdade é uma planta aravilhosa que emite uma flor expsamente bela tanto quando o prato da planta, é um espetaculo de ata envergadura ante tanta belezas de suas florestas, com esta grandiosa lena.

  2. I wanted to put you a tiny observation just to give many thanks as before for those striking information you have featured here. It’s quite surprisingly open-handed with people like you to convey publicly all that many people might have offered as an electronic book to end up making some money on their own, chiefly now that you could have tried it in case you wanted. Those suggestions as well served as a good way to comprehend the rest have similar passion just as mine to figure out way more with regard to this issue. Certainly there are millions of more enjoyable instances in the future for those who read carefully your blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s