Você tem “pés rachados”?

Imagine a seguinte situação. Você entra em uma loja pra comprar sandálias, lindas e caríssimas, mas seus pés estão cheios de fissuras, trincando.

Sei o quanto é difícil manter-se bem cuidada, mas não podemos esquecer os cuidados com os pés.

Hidratação

É comprovado que a utilização de produtos que mantêm a hidratação na pele, auxilia na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano são compostos por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual.

O aparecimento de rachaduras ocorre por várias causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço, além do uso de calçados abertos nos calcanhares, (sandálias) entre outros.

Fissuras cutâneas

As fissuras cutâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele superficialmente, outras podem atingir tecidos profundos, com sangramento, devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele, onde o tecido perde a elasticidade e abre, pela pressão ao se movimentar. Ás vezes atinge os nervos, presentes na derme, (segunda camada da pele), causando sangramento e a dor como se cortasse a pele com uma navalha.

Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar, podemos utilizar vários produtos hidratantes, devemos evitar produtos que contém em sua formula, o ácido salicílico. Não é recomendável ao portador da diabete, pois, muitas vezes, apresentam pele bastante seca, justamente pela diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes, e as conseqüências bastante graves.

Lembre-se que fissura cutânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como  o diabete, entre outras. Dependendo do problema, a pessoa deve procurar especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia, ou outras áreas médicas, pois assim, poderá diagnosticar a causa das fissuras cutâneas.

Dica de hidratação

Após o banho, quando a pele dos pés está mais macia, de uma lixada nos pés, em seguida faça uma assepsia e seque os pés com uma toalha de papel.

Em seguida aplique um bom hidratante para pés e envolva com filme PVC por cerca de 10 minutos. Essa manobra ajuda intensificar a hidratação.

Hidrate seus pés todo dia 2 vezes por dia, cuide-se e tenha pés de princesa.

Obs: parte do texto adaptado da revista personalité

3 respostas em “Você tem “pés rachados”?

  1. I am just commenting to let you know of the fabulous encounter our daughter encountered studying yuor web blog. She mastered many things, which include what it is like to have a great coaching mindset to have certain people really easily grasp specified extremely tough subject areas. You truly did more than her desires. Many thanks for showing such necessary, trusted, edifying and even fun tips about your topic to Emily.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s