Colágeno

Imagine uma estrutura tridimensional, sustentando cada uma das células do corpo.
Este é o colágeno, o arquiteto do corpo que representa a classe mais abundante de proteínas do organismo, sendo mais de 30% sua proteína total. Ele desempenha várias funções, como a união e o fortalecimento dos tecidos.
Com o passar do tempo o corpo sofre com o decréscimo dessa substância, principalmente com a alimentação atual, carente de vitaminas e proteínas.
Durante as primeiras três décadas de nossas vidas, tais deficiências, nem sempre são visíveis. Porém quando entramos na fase adulta (particularmente após os 30 anos). A insuficiência de colágeno começa a ser notada.
Nessa fase começa a ser visível a diminuição da elasticidade da pele, as rugas e o aumento da fragilidade articular óssea, de unhas e cabelos.
A partir desse momento , é interessante fazer análise para descobrir o que está danificado e iniciar mudanças que possibilitem que seu corpo continue operar dentro da longevidade saudável e uma vida de exercícios físicos, alimentação saudável e uma vida mais regrada com combate aos fatores estressantes são grandes aliadas.
A dieta deve ser equilibrada e rica em proteínas (destacando as que têm mais colágeno, vitaminas e carboidratos complexos (aqueles encontrados no reino vegetal e associados às fibras) e gorduras saudáveis (evite as trans). Jamais esqueça dos líquidos (água e sucos naturais) para uma hidratação ideal dos nossos tecidos. A gelatina é um produto feito a partir do colágeno. Contém proteínas que quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e formam 9 dos 10 aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não produz, e necessita para sobrevivência. Porém mesmo com todos esses cuidados muitos organismos sofrem com a queda dos níveis do colágeno. Acredita-se que aos 50 anos já podemos ter apenas 35 % do que tínhamos antes, por isso vários profissionais de saúde consideram o consumo de suplementos prática importante a partir dos 30 anos e essenciais depois dos 50.
Extraído do osso da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido pelo organismo. Pode ser adquirido em cápsulas, goma ou pó, e encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, ou até utilizado de forma injetável. Aumenta a sensação de saciedade e economiza algumas gordurinhas, mas antes de sair comprando, pergunte ao seu médico!

Fonte: revista dia a dia saúde

3 respostas em “Colágeno

  1. My husband and i ended up being very fulfilled when Albert managed to deal with his investigations through the entire precious recommendations he obtained in your web pages. It is now and again perplexing to simply always be handing out helpful hints which the others have been trying to sell. Therefore we take into account we now have the blog owner to thank because of that. The main illustrations you’ve made, the easy blog navigation, the friendships you aid to instill – it’s got many extraordinary, and it is letting our son and our family feel that the idea is excellent, and that is extraordinarily essential. Many thanks for everything!

Deixe um comentário